top of page

Haloterapia

A Haloterapia (do grego "halo"="sal") é uma terapia natural que consiste na inalação de sal seco - cloreto de sódio, num ambiente fechado, onde as paredes e o chão são revestidos de sal-gema, que reproduz o microclima de uma gruta ou caverna de sal.

A Haloterapia é reconhecida e certificada pela directiva da U.E. Nº CE 93/42 EEC.  

O tratamento reproduz a experiência que se vive numa gruta de sal-gema, como as existentes na Europa central e de leste, onde a qualidade do ar presente no espaço, aliado à reduzida humidade do mesmo e às micropartículas de sal farmacológico, actua com eficácia para limpar (desobstruir) o sistema respiratório.

Ao inalar essas micropartículas de sal-gema, purificadas, na “gruta de sal”, os utentes beneficiam a sua saúde: relaxam, limpam as vias respiratórias aliviando sintomas de doenças respiratórias, problemas de pele e até emocionais.  Durante a sessão de Haloterapia, enquanto respira as micropartículas de sal-gema, a pessoa fica livre para realizar actividades de leitura, para meditar, ouvir música, dormitar, ou simplesmente observar o jogo de luzes indirectas e coloridas que adiciona ao tratamento os benefícios da cromoterapia.

As partículas de sal inaladas têm tamanhos ideais para alcançar todas as secções das vias respiratórias, até aos alvéolos pulmonares.  O cloreto de sódio inalado é capaz de fazer funcionar o melhor possível a "depuração mucociliar" ou seja, o conjunto de pequenos cílios dispostos sobre as células epiteliais das vias respiratórias que, com movimentos muito frequentes, regulares e coordenados conseguem libertar o muco aí instalado, obtendo-se uma limpeza contínua de toda a árvore respiratória.

O sal inalado também tem um efeito anti-bactericida, existindo uma demonstrada diminuição da carga bacteriana presente nas vias áreas. O sal inalado, que se deposita nas vias, interfere com a sobrevivência das bactérias (pneumococos e estafilococos).

Existem também manifestações de uma melhoria do nosso sistema imunológico. Vários estudos clínicos revelaram que os mecanismos de acção trazidos por esta terapia são múltiplos: mucolítico, anti bacteriano, anti-inflamatório, entre outros.  

A Haloterapia é pois indicada para os seguintes problemas respiratórios:

 - asma (melhoria da função respiratória e a diminuição da utilização dos medicamentos baseados em corticóides),

 - sinusite,

 - rinite,

 - bronquite,

 - infecções virais,

 - tosse e constipações,

 - otites e bronquiolites (desde os 6 meses de idade),

 - gripes,

 - alergias respiratórias,

 - tosse do fumador

A Haloterapia é também indicada para o tratamento de problemas de pele (eczemas, dermatites, psoríase e acne), uma vez que normaliza a flora normal da pele superficial e até emocionais (stress, instabilidade nervosa, ansiedade, fadiga, insónias).


Os pacientes sentam-se em cadeiras relaxantes, ouvindo música tranquila, a inalar o ambiente salino produzido pelo aerossol de sal-gema, o qual contem íões negativos resultantes da energia cinética produzida pelas micropartículas de sal-gema.

 

Dentro da "gruta" de sal os pacientes estão sujeitos às seguintes condições:  
 • Humidade reduzida, entre 45-60 %
 • Temperatura estável entre 18-24 ºC
 • Concentração do aerossol de 0.5-15 mg/m3.
 • Partículas de sal nos tamanhos de 1-5 micrómetros. 
 
O halogerador é o equipamento que permite controlar o aerossol de sal-gema purificado para o tratamento.  Existem diferentes programas que podem ser executados, de acordo com a patologia em causa, diferindo na concentração e no tamanho da partícula de sal.  

 

Para que o tratamento seja eficaz aconselhamos que as 5 primeiras sessões sejam consecutivas e que se realizem 10 a 15 sessões nas primeiras 2 a 3 semanas.
 
A haloterapia não tem limitações de uso, porém não se recomenda em casos de:

  • Estado agudo de doenças respiratórias (ex. pneumonia e tuberculose)

  • Intoxicação

  • Insuficiência Cardíaca

  • Expectoração de sangue (hemoptise)

  • Hipertensão em estágio IIB, não controlada (sistólica muito alta ou sistólica/diastólica desregulada)

  • Gravidez

  • Todas as doenças internas em descompensação (ex. doenças oncológicas)

Sintomas
Problemas Respiratórios
Asma  e  DPOC (Doença Pulmunar Obstrutiva crónica)

A Asma é uma doença respiratória crónica que afeta cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo uma grande proporção de crianças. 
Cerca de 10% da população de Portugal é vítima de asma e 14% de DPOC em pessoas com mais de 40 anos.  A prescrição de medicamentos e inaladores podem trazer um alívio imediato, mas o uso da terapia de sal pode manter a inflamação e a irritação nos pulmões a um mínimo. 
 
O paciente que sofre de asma vai ter um alívio imediato com o tratamento da Haloterapia, uma vez que ajuda a dilatar as vias aéreas, bem como humidifica e fluidifica as secreções brônquicas na árvore brônquica, reduzindo assim o broncoespasmo.
 
A terapia de sal trata a asma de uma forma 100% natural, este aerossol vai absorver o edema (inchaço) da mucosa que reveste as passagens das vias aéreas, com sais naturais que têm propriedades anti-inflamatórias e anti-bacteriana.
 O Jornal de Medicina Aerosol (1995) relata enormes melhorias em pacientes que sofrem de vários tipos de doenças respiratórias (asma brônquica obstrutiva crónica e não-obstrutiva, bronquite, bronquiectasia, fibrose cística) que foram submetidos a tratamentos de Haloterapia.  


O paciente com asma começa a respirar facilmente após algumas sessões.
Essas sessões também vão contribuir para uma diminuição da tosse e principalmente da dependência de inaladores e bronco-dilatadores baseados em cortisona (com efeitos secundários indesejados).
Com um tratamento de 10 a 20 sessões duas vezes por ano os resultados serão imediatos a médio e longo prazo.  

Sinusite

Peritos da saúde prevêem que cerca de 3 milhões de Portugueses sofrem de sinusite.  
  
A sinusite é uma infecção ou inflamação dos seios perinasais, situados por detrás das maçãs do rosto e da testa. É causada por bactérias ou vírus. A infecção ocorre quando o muco se acumula. A sinusite pode também ser causada por alérgenos presentes no ambiente.  

Alguns dos sintomas associados à sinusite são a dor de cabeça, o nariz entupido e grossas secreções nasais que são de côr amarela, verde, ou tingido de sangue. Existem outros sintomas como dificuldade em respirar, cansaço, tosse que pode ser grave durante a noite, diminuição do olfacto e mau hálito.

 

A prescrição de medicamentos como antibióticos ou descongestionantes podem dar um alívio temporário, mas têm efeitos secundários adversos;  em casos extremos a cirurgia pode ser a única resposta, mas que nem sempre é bem sucedida.  

A terapia de sal é um tratamento livre de drogas que dá um alívio imediato: as partículas de sal retiram o fluido e vão acelerar o ritmo de limpeza mucociliar.  Consequentemente irá reduzir o edema da mucosa nasal que causa a obstrução nasal, permitindo um reforço da passagem de oxigénio pelas vias aéreas no nariz e nos seios perinasais, que vão facilitar a drenagem sinusal.  A haloterapia também reduz a infecção, matando as bactérias. A dependência de medicamentos irá diminuir com o reforço do seu sistema imunitário.   
Um programa de tratamento completo de 10 a 25 sessões tem benefícios entre os 6 a 12 meses.  
 
Temos utentes que têm ficado livres de infecções dos seios perinasais pela primeira vez em anos,            tendo realizado uma sessão por dia durante duas semanas.  
O Sr. Saraiva, que iniciou o tratamento para o seu problema de sinusite, disse após 1 semana de tratamentos: 
"O primeiro dia que vim eu mal podia respirar pelo nariz e estava constantemente a engolir o muco, depois da primeira sessão já me sentia menos congestionado e conseguia respirar melhor durante a noite.  Vim regularmente para as sessões e depois de 5 tratamentos a pressão tornou-se menor e a minha dor de cabeça passou."

Rinite Alérgica

A Rinite é uma das doenças mais vulgares e afecta mais de 20% da população.  A rinite ocorre quando a membrana mucosa do nariz incha e se inflama. Muitas das vezes é um resultado do frio ou a exposição a alergénicos, tais como pólen, poeira ou fumo, podendo até ser hereditária.

A rinite pode ser dividida em três tipos: rinite alérgica, rinite vasomotora e febre do feno.  

Embora a rinite não represente uma ameaça grave, pode pontualmente provocar um mal estar generalizado. A prescrição de medicamentos ajuda a aliviar os sintomas, mas sem tratar a causa de raiz. A Haloterapia é um tratamento não-invasivo que trata e previne a rinite, abordando a origem da doença. O edema da mucosa nasal que provoca a obstrução nasal, irá ser reduzido, levando a uma ampliação da passagem das vias aéreas no nariz e nas cavidades nasais, assim, vai melhorar a drenagem.  
O tratamento com a Haloterapia também elimina as bactérias e limpa as vias repiratórias do pólen, poeira, fumos e outros alérgenos que desencadeiam a rinite.  
 
A limpeza de organismos patogénicos do seu sistema respiratório significa que os olhos deixam de lacrimejar e de ter prurido no nariz. Os sintomas como espirros e tosse provocada por esta doença são reduzidos drásticamente, diminuindo também a sua dependência dos medicamentos anti-estamínicos.  
 
Com o tratamento da Haloterapia, além de combater o stress que esta patologia provoca também fortalece o sistema imunológico. Um programa de tratamento completo de 10-15 sessões duas vezes por ano tem resultados extraordinários que perduram por longo tempo. 

Bronquite

Todos os anos mais de 10 mil pessoas em Portugal sofrem de bronquite. Ela atinge tanto os adultos como as crianças.  A membrana mucosa no interior dos brônquios fica inflamada, geralmente resultado de uma infecção. Existem dois tipos de bronquite: aguda e crónica. A bronquite aguda é causada por um vírus, que muitas vezes ocorre se o paciente sofreu de um resfriado comum ou gripe. Na bronquite crónica a tosse dura durante muito tempo.  O paciente também pode sentir um aperto no peito e dificuldade para respirar. 
As crianças pequenas podem ter chiadeira pulmonar e apresentar sintomas semelhantes aos da asma.  
 Existem medicamentos que podem trazer um alívio temporário, mas não podem impedir que a doença ataque de novo.

 

Os estudos clínicos publicados no New England Journal of Medicine (2006) observam:  "A inalação de solução salina produz uma aceleração sustentada da limpeza mucociliar e melhora a função pulmonar. O tratamento da haloterapia pode proteger o pulmão de inflamações que reduz a depuração de muco e reduz a doença."

Depois de apenas 5 sessões de haloterapia a maior parte da inflamação consegue ser reduzida e o excesso de muco expelido.  A terapia de sal praticada na Halosense é um tratamento livre de drogas que não só traz alívio mas também previne a recorrência por longos periodos.
Se sofre de bronquite aguda ou crónica, a haloterapia irá ajudá-lo(a) a superar a doença, limpando os pulmões de muco acumulado e facilitando assim a respiração.   A terapia de sal vai abrir as vias aéreas nasais e reduzir os espirros, trará também um alívio ao reduzir a inflamação dos pulmões e ao eliminar as bactérias.  As grandes quantidades de muco mobilizado que bloqueiam os bronquíolos será expulso, o seu trato respiratório é aumentado e limpo e a sua tosse desaparece.  
 

Alergias Respiratórias

Estima-se que cerca de 14% dos Portugueses sofrem de alergias ou sintomas alérgicos. A Haloterapia permite ajudar quem sofre de alergias a aliviar os sintomas desta patologia, num ambiente relaxante.   
 
A prescrição de medicamentos oferece um alívio temporário, mas os sintomas podem reaparecer de novo.  Se sofre de alergias, deve considerar fortemente a Haloterapia porque vai impedir a recorrência destes sintomas alérgicos.  
 
A terapia de sal na Halosense proporciona o alívio das alergias, ampliando as vias respiratórias do trato respiratório. Com um tratamento de 10 sessões as micro-partículas de sal vão alcançar todas as áreas dos seios perinasais do sistema respiratório e destruir as bactérias.  Isto vai ajudar a reduzir a inflamação das vias respiratórias, ajudando a diminuir o inchaço da "mucosa nasal", que provoca a obstrução nasal, limpando também os bloqueios nos brônquios e bronquíolos, trazendo o alívio desejado.  
 

Prevenção de Gripes e Constipações

Enquanto os medicamentos aliviam os sintomas do resfriado comum ou proporcionam uma cura a curto prazo para o vírus da gripe, esse tratamento muitas vezes dura apenas por algumas semanas até que esteja novamente afectado(a).  O melhor remédio para o tratamento e prevenção de gripes e resfriados é uma mistura de ciência e natureza:  a Haloterapia simula o microclima natural encontrado em grutas e minas de sal-gema, e tem o benefício adicional de um fluxo altamente controlado de cloreto de sódio purificado.  

Os estudos clínicos publicados no New England Journal of Medicine (2006) observam: "A inalação de solução salina hipertónica produz uma aceleração sustentada da limpeza mucociliar e melhora a função pulmonar. Este tratamento pode proteger o pulmão de agressões que reduzem a depuração de muco, mantendo assim o pulmão saudável."

A Haloterapia não só produz um alívio como também vai prevenir a recorrência frequente das infecções respiratórias. Se está a sofrer de constipação ou gripe, a terapia de sal trará um alívio imediato, abrindo as vias aéreas nasais, eliminando as bactérias e facilitando a drenagem dos seios perinasais.   
A terapia de sal também reduz o stress que pode enfraquecer o sistema imunológico e ajuda a rejuvenescer as suas defesas naturais.  

Um tratamento completo de 5 a 15 sessões sazonalmente trarão benefícios entre 6 a 12 meses. 

Sintomas
Problemas Dermatológicos
DERMATITES - Eczema, Psoríase, Acne

Existem diversas formas de Dermatite, que significa "inflamação da pele", que vão desde a Acne, o Eczema (de contato ou não), a Psoríase, entre outras.  Mais de 1 em cada 10 pessoas sofrem de algum tipo de dermatite.  
A Haloterapia é um tratamento livre de drogas para muitas formas de dermatite, oferecendo-lhe não apenas um alívio imediato, mas também mantê-lo(a) livre de irritação da pele por um período prolongado de tempo. 

A terapia de sal ajuda a aliviar sintomas que causam tantos incómodos e a melhorar a qualidade de vida, num ambiente seguro e tranquilo.   
 
Os pacientes da Halosense vão verificar, com o maior conforto, a experiência muito semelhante à de visitar um SPA. Os pacientes com dermatite são levados para uma sala onde lhes é dada a oportunidade de relaxar, confortavelmente sentados, ouvindo música relaxante e assistindo a efeitos de cromoterapia.   
As paredes e o chão desta câmara especial são revestidos com sal-gema grosso, criando o microclima de uma gruta de sal. As partículas de cloreto de sódio seco purificado são esmagadas no halogerador, sendo projectadas para o interior da gruta sal, em tamanho que varia de 1 a 5 microns, o que associado ao controlo da humidade, da concentração deste aerossol e da temperatura da gruta constitui a base ideal para o tratamento das doenças da pele.  


As partículas de sal eliminam as bactérias e fungos da pele porque possuem propriedades anti-inflamatórias. 
A haloterapia proporciona um efeito de limpeza da sua pele, activando vários processos fisiológicos no seu corpo, tendo também efeitos favoráveis sobre o cabelo e sobre a microcirculação do sangue na pele.  
  
Ao nível da estética a haloterapia tem também grandes benefícios, ajudando a limpar as impurezas, a suavizar e a amaciar a pele, além de promover a sua renovação.

Sintomas
Saúde Mental
Stress, Ansiedade, Fadiga Crónica, Insónia, depressão

O tratamento com a Haloterapia promove no imediato efeitos de alívio e bem-estar que são sentidos pelo paciente nas primeiras sessões de tratamentos. Tal se verifica em pelo menos 75% dos pacientes.
O aerossol de sal-gema emitido pelo halogerador é carregado negativamente por iões do sal, potenciando as propriedades para relaxar que chegam ao ponto de adormecer nos primeiros minutos da sessão, cujo efeito, além de imediato, estimula os efeitos da terapia para outras patologias.
 
Os tratamentos com medicamentos à base de químicos, além de mais caros, produzem efeitos secundários nocivos ao organismo humano e uma habituação e resistência normal do organismo ao medicamento que está a ser usado, deixando gradualmente esse medicamento de fazer efeito, levando à substituição por outro, o que não acontece com a Haloterapia. 
 
O sal produz naturalmente iões negativos, que produzem o "efeito de clareza".
Os iões negativos têm mostrado que reduzem:
- Stress
- Dores de cabeça

- Fadiga
- Letargia

- Ansiedade

- Insónia
- Depressão
Os iões negativos podem aumentar drásticamente a sua:
- Energia
- Agilidade mental
- Sensação geral de bem-estar

Quem viaja num cruzeiro passa dias exposto a iões negativos. A vida moderna não nos permite estar próximo de locais com maior quantidade destes iões.
Passamos boa parte do dia trancados num escritório ou no trânsito. Por isso, temos que nos adaptar e procurar no nosso mundo moderno algo que nos reaproxime da natureza, como a Haloterapia! 

Nada melhor do que esta terapia para compensarmos longas horas nas salas com ar confinado, poluído e desequilibrado, cheio de electricidade, radiações de telemóveis e de computadores, estilo de vida que nos provoca stress, ansiedade, insónias, enxaquecas, fadiga, falta de concentração, etc., factores estes que muitas vezes nos levam a uma depressão.

  A Haloterapia pode ajudar, através da exposição aos iões negativos, em profissões de bastante desgaste físico e psicológico.  Através das sessões da Haloterapia, carregada de iões negativos, não só reequilibra o seu organismo, como melhora segnificativamente a sua vida pessoal e profissional!
Experimente e verá!

Preços

 

                             -  1 sessão    -   25,00€                                

-  5 sessões  -   90,00€  
- 10 sessões  - 140,00€   
- 15 sessões  - 200,00€   
- 20 sessões  - 260,00€   
- Consulta de avaliação  -  40,00€   (inclui 1 sessão)
 
. Crianças até 12 anos:  acompanhamento obrigatório por parte de um adulto (adulto grátis).
. Os pacotes de sessões são unipessoais e intransmissíveis.
. Validade máxima de utilização de um pacote de sessões é de 6 meses após a sua aquisição.
. Não se efectuam devoluções após aquisição de pacotes de tratamento. 

. A não utilização, total ou parcial, não confere direito a qualquer reembolso.
.

A sessão de Haloterapia tem a duração de 40 minutos.
 
 

bottom of page